sexta-feira, 22 de março de 2013

A Sociedade da Aprendizagem


Numa sociedade onde a produção de conhecimento surge como um recurso económico básico, torna-se imperativo fomentar uma aprendizagem contínua para além da educação formal que se pratica na escola. Esta é responsável por incutir nos alunos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do conhecimento, da criatividade e da inovação, para preparar os indivíduos para a crescente economia globalizada e competitiva.  
O conceito de “cultura aprendente” proposto por Fabela (2005) propõe um ambiente onde todos os atores, de forma individual ou colectiva, contribuem para a construção do conhecimento de forma partilhada, continua e processual. Assim, o conceito de educação bancária (Freire, 1981) é substituído por uma visão mais vanguardista, onde como já referimos, todos são agentes do processo mantêm uma relação horizontal, já que todos participam na auto-formação. Fabela (2005)apresenta como factores sine qua non elementos como o desafio, o significado, a integração e o contexto relacional.
O Lifelong- learning (conhecimento ao longo da vida) exige uma predisposição pessoal para:
  • aprender a conhecer (aquisição de saberes que permitam compreender o meio social levando ao desenvolvimento do senso critico e reflexivo, permitindo ao individuo posicionar-se frente a informações difundidas pelos media);
  • aprender a fazer (desenvolvimento de competências e habilidades de forma a capacitar os indivíduos a encararem diversas situações, bem como trabalhar em equipa. Este conceito é indissociável do aprender a conhecer);
  • aprender a viver juntos (capacidade de vivermos em sociedade, respeitando as diferenças e os outros);
  • aprender a ser (Realização de um processo de aprendizagem próprio, com autonomia, discernimento e responsabilidade social).
 Coutinho, Clara. Lisboa, Eliana. ( 2011). Sociedade da Informação, do Conhecimento e da 
Aprendizagem: desafios para a Educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII,.

1 comentário:

  1. Olá grupo, como vão?
    Finalmente consegui aceder ao vosso blog pela primeira vez!
    O que tenho a dizer sobre o vosso espaço online:
    1º o aspeto geral não está mal, mas podem melhorar ainda. Sugiro que o tamanho de letra do post/mensagem seja um pouco menor, e tentaria outra combinação de cores para o titulo do bloge e para o titulo dos posts.
    Experimentem, e logo se vê o que resulta. Usem os tons do fundo do blog (estante com livro, está de acordo com o titulo em termos de conteudo).
    Em relação ao conteudo do 2º post, sobre o texto que sugeri lessem, gostei, dá para perceber que se apropriaram das ideias base e as destacaram. Contudo tªem de aprender a citar fontes primarias (o texto que leram) e as secundarias (autores que são referidos no texto mas não leram diretamente.
    Neste caso devem fazer desta forma:
    Fabela (2005, citado por Coutinho & Lisboa, 2011, p....)...
    e no final não deve dizer adaptado de...mas citar a referencia completa:
    Referencias
    Coutinho, C. P. & Lisboa, E. S. (2011). Sociedade da Informação, conhecimento e da Aprendizagem, Revista...., Vol. (nº), pp ...-....
    Façam isso sozinhos a ver se conseguem fazer direito.
    Até ª feira
    Abc
    CC

    ResponderEliminar

Partilhar é uma das palavras chave deste blogue.
Agradecemos o teu contributo!