sexta-feira, 22 de março de 2013

A Sociedade da Aprendizagem


Numa sociedade onde a produção de conhecimento surge como um recurso económico básico, torna-se imperativo fomentar uma aprendizagem contínua para além da educação formal que se pratica na escola. Esta é responsável por incutir nos alunos as ferramentas necessárias para o desenvolvimento do conhecimento, da criatividade e da inovação, para preparar os indivíduos para a crescente economia globalizada e competitiva.  
O conceito de “cultura aprendente” proposto por Fabela (2005) propõe um ambiente onde todos os atores, de forma individual ou colectiva, contribuem para a construção do conhecimento de forma partilhada, continua e processual. Assim, o conceito de educação bancária (Freire, 1981) é substituído por uma visão mais vanguardista, onde como já referimos, todos são agentes do processo mantêm uma relação horizontal, já que todos participam na auto-formação. Fabela (2005)apresenta como factores sine qua non elementos como o desafio, o significado, a integração e o contexto relacional.
O Lifelong- learning (conhecimento ao longo da vida) exige uma predisposição pessoal para:
  • aprender a conhecer (aquisição de saberes que permitam compreender o meio social levando ao desenvolvimento do senso critico e reflexivo, permitindo ao individuo posicionar-se frente a informações difundidas pelos media);
  • aprender a fazer (desenvolvimento de competências e habilidades de forma a capacitar os indivíduos a encararem diversas situações, bem como trabalhar em equipa. Este conceito é indissociável do aprender a conhecer);
  • aprender a viver juntos (capacidade de vivermos em sociedade, respeitando as diferenças e os outros);
  • aprender a ser (Realização de um processo de aprendizagem próprio, com autonomia, discernimento e responsabilidade social).
 Coutinho, Clara. Lisboa, Eliana. ( 2011). Sociedade da Informação, do Conhecimento e da 
Aprendizagem: desafios para a Educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII,.

terça-feira, 12 de março de 2013

O Primeiro Passo ...


Como tudo na Vida é preciso dar o primeiro passo. Ao fazê-lo estamos a progredir, a crescer e a aprender.
Esta mensagem é o nosso primeiro passo de uma caminhada no blogger e na UC de Tecnologias Educativas. O início de um caminho que vamos percorrer ao longo do 2º semestre do Mestrado em Ensino de História e Geografia.

No nosso caderno vamos partilhar as vivências e as aprendizagens dos trilhos das Tecnologias Educativas.

Sejam bem-vindos à nossa viagem!
Esperamos que consigam embarcar connosco...